Objetivos do Plano Erasmus da ESJM
1) Criação de redes de contactos internacionais, com docentes e não docentes de diferentes instituições e áreas do saber (Clusters educativos de Ciências Exatas; Humanidades e Expressões).
2) Apostar na criatividade e na inovação, através do reforço das componentes metodológicas que integrem as NTIC.
3) A criação de contextos de prática e desenvolvimento das competências em línguas estrangeiras.
4) Incentivar a formação ao longo da vida, dotando os jovens de competências e ferramentas, úteis para cenários de aprendizagem contínua.
5) Reforço do trabalho em equipa.
Prioridades do programa Erasmus+
- Inclusão e Diversidade
- Ambiente e combate às alterações climáticas
- Transformação digital
- Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica
Acreditação na Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-09487
Foi atribuída à Escola Secundária Jaime Moniz, a Acreditação Erasmus+, no período entre 1 de março de 2021 e 31 de dezembro de 2027, no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino Escolar (SCH), mediante aprovação de candidatura apresentada em resposta ao Convite à Acreditação 2020, tendo em conta as respetivas Regras de Candidatura e Normas de Qualidade Erasmus+.
Candidatura 2022-1-PT01-KA121-SCH-000060741 (Ano 1 da Acreditação)
Na sequência da Acreditação da Escola Secundária Jaime Moniz, por deliberação do Comité de Avaliação, homologada por despacho de 5 de junho de 2022, da Senhora Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, a candidatura ao Programa Erasmus+ – Ação-Chave 1 – Ensino Escolar, com o número 2022-1-PT01-KA121-SCH-000060741, ao setor Ensino Escolar, foi aprovada.
Início: 01/06/2022
Fim: 31/08/2023
Recrutamento dos participantes
O recrutamento obedece ao princípio democrático da participação voluntária. Os docentes interessados que participaram nas sessões públicas de apresentação ou que, por iniciativa pessoal, contactam a Coordenação, inteiram-se acerca do Projeto exposto, em função do projeto educativo de escola e procuram adequar-se, consoante os seus interesses e propósitos profissionais, individualmente ou em grupo, às metas definidas e à mudança de paradigma educativo em curso, na qual este projeto representa uma parte significativa.
Este ano, será dada prioridade aos docentes e alunos que ainda não efetuaram qualquer mobilidade Erasmus+ e não integrem outros projetos da Escola para os quais já estejam definidas mobilidades.
A seleção dos alunos terá em conta o seu comportamento, esforço demonstrado na superação das suas dificuldades, participação em atividades do projeto ou da Escola. Serão auscultados os Diretores de Turma ou de Curso e considerada a falta de oportunidades de alguns alunos.