Missa do Parto no “Liceu” com um convite a contemplar a luz de Jesus no Presépio
O Padre Jorge Magalhães convidou a comunidade educativa da Escola Secundária Jaime Moniz a desfrutar da luz exuberante das decorações de Natal, mas, sobretudo, a fixar o olhar no Presépio, contemplar a pobreza e a fragilidade da humanidade, e receber a verdadeira luz de Jesus para trilhar uma nova caminhada.
O sacerdote celebrou a Missa do Parto, esta manhã, na Escola Secundária Jaime Moniz, animada pelo Coro do Liceu, sob a orientação de Pedro Nóia e Susana Vieira.
O sacerdote lembrou que a palavra mágica deste tempo é a alegria. No entanto, também recordou que vivemos num tempo de guerra. Só Jesus poderá ser a luz para esta hora escura que vive a humanidade.
Jorge Magalhães também trouxe à sua reflexão, na homilia, o recente relatório da UNESCO sobre a educação, onde se defende a necessidade de as escolas abandonarem a competição desenfreada, sendo mesmo necessário promover um novo contrato social que repense práticas e, sobretudo, a nossa relação com os outros. Segundo a UNESCO, a ação das escolas deverá assentar em valores éticos da democracia e da participação. Assim é a lição do Presépio: mudar práticas, encher-se da luz de Deus, ter a coragem de construir um mundo novo.
Também a presidente do conselho executivo, Ana Isabel Freitas, agradeceu a presença e empenho de todos, citando ainda Santo Agostinho quando nos convida a escutar a nossa voz interior. É fundamental que cada um tenha paz dentro de si para poder ajudar os outros, servir a escola, defendeu a presidente.
Com a alegria dos cânticos de Natal e da Virgem do Parto, a comunidade educativa viveu momentos de salutar confraternização. Após a Eucaristia, foi realizado um convívio que juntou professores no ativo e aposentados.