SPAD marca presença na Escola Jaime Moniz

No dia 16 de outubro, a Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) esteve presente na ESJM, representada pela sua diretora clínica,  Cláudia Paixão, acompanhada de “Samba”, uma cadela abandonada, entretanto já adotada.

Desde a sua criação, há 127 anos, que a SPAD tem sido uma referência na luta pelos direitos e bem-estar dos animais, na Ilha da Madeira. Os maus tratos a animais ainda são uma realidade na ilha, tendo em conta o estado de sofrimento em que muitos chegam à SPAD.

Nesta ação de sensibilização, Cláudia Paixão deu a conhecer a organização em todas as suas vertentes de ação, bem como os procedimentos que os alunos devem seguir para serem voluntários. Além disso, foram referidos os cuidados a ter com a alimentação dos animais, assim como as características dos locais onde os animais deverão ser mantidos. Frisou a importância da esterilização para evitar ninhadas indesejadas e o flagelo do abandono. Na impossibilidade de adotar um animal, a ajuda pode chegar através de donativos, ou de tornar-se sócio da instituição, por 35 euros ao ano.

Esta atividade inseriu-se na celebração do Dia do Animal, assinalado este mês na ESJM, através do seu Núcleo Museológico e do Universo de Memórias João Carlos Abreu, com a exposição “Animais no Universo”. No Largo do Museu, apresentam-se igualmente informações relativas à legislação europeia sobre o bem-estar e proteção animal.

De referir ainda, que a palestra contou com a colaboração das coordenadoras das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular da ESJM.