Troca de Livros na ESJM semeia a redescoberta da leitura

Quando uma Escola convida os alunos a olhar para o livro, folheá-lo e descobrir a pluralidade das suas linguagens, a magia acontece. É assim a X Troca de Livros na Escola Secundária Jaime Moniz, no Pátrio da Física, onde os alunos, guiados pelos docentes, redescobrem o encanto das páginas literárias, tantas vezes esquecidas nas estantes de cada lar.

Carla Martins é a coordenadora deste projeto que conta com a colaboração ativa do Grupo de Português em articulação com o Departamento de Línguas. Nos intervalos das aulas, centenas de alunos repousam na poltrona do livro, escutam a voz do professor a contar-lhes histórias e a falar-lhes da identidade dos livros literários e das suas mensagens e, por momentos, o fascínio pelos livros é semeado em cada coração.

Os interessados devem apresentar os livros selecionados e, no local e data indicada, proceder à escolha dos novos livros. Este projeto pretende estimular o interesse pela leitura e proporcionar uma forma acessível de aquisição de novos livros, encorajar a partilha entre membros da mesma comunidade e contribuir para a sustentabilidade, ao dar uma nova vida aos livros usados. A Troca privilegia a leitura do livro literário, redigido em português, inglês, francês ou alemão. É muito simples: tome lá, dê cá! Traga os livros que quer trocar e leve outros livros que despertem o seu interesse! É desta forma sugestiva que a dinamização do projeto estimula o gosto pela leitura nos discentes.

No fio dos dias, entre 22 a 24 de abril, o desafio é agarrar o livro com alma. Depois, tudo pode acontecer. O professor abre portas para esta sedução, porque, à espera de cada leitor, há sempre uma lição à espera de dar-se ao outro.