50 anos de Abril evocados em conferência no “Liceu”

No dia 10 de abril, realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz uma conferência sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974, entre as 9h55 e as 11h30. Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo de História, como parte das atividades de celebração dos 50 anos deste evento.

Os oradores convidados foram António Gonçalves, Militar de Abril, e Gabriel Pita, antigo professor do Liceu e investigador. Ambos partilharam as suas experiências pessoais e discutiram a importância da democratização de Portugal na década de 70, trazendo memórias vivas daquele período histórico.

Durante o evento, os alunos recitaram poemas relacionados com o Estado Novo e com a liberdade de Abril. Foram analisados vários excertos musicais.

Ao entrevistarem figuras contemporâneas da Revolução, obtiveram uma visão mais vívida e pessoal dos eventos que moldaram o país mobilizando as mais importantes Aprendizagens Essenciais. Puderam não só explorar os aspetos políticos, económicos e sociais da Revolução, como também os sentimentos, motivações e desafios enfrentados por aqueles que estiveram envolvidos no processo.

No rescaldo da atividade, salvou-se a Democracia como um caminho a seguir, defendida como um bem precioso e uma conquista coletiva de todos os portugueses.

A audiência foi composta por turmas do 10º, 11º e 12º anos, bem como por outros membros da comunidade educativa.