Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa
No dia 4 de março, o programa Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Jaime Moniz organizou uma palestra subordinada ao tema “Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, pretendeu-se partilhar com os alunos o impacto que aquele acontecimento teve na educação em Portugal.
Ao longo de cerca de noventa minutos, a Professora Ana Paula Trindade, docente de História do Liceu há quase trinta anos, partilhou com os alunos presentes não só os factos históricos que levaram àquele acontecimento, mas também as suas experiências pessoais enquanto aluna que viveu o antes e o depois do 25 de abril.
Os alunos puderam, assim, usufruir e aprender com uma experiência relatada na primeira pessoa. A Professora Ana Paula cativou-os com as suas histórias, trazendo o 25 de abril até eles de uma forma leve e interessante, fazendo com que os jovens ali presentes pudessem viajar até ao passado e vivenciar tudo o que foi experienciado no dia 25 de abril de 1974 por jovens da mesma idade e no mesmo local em que eles próprios desenvolvem o seu processo de formação.
As docentes Alzira Mendes e Andreia Almeida agradecem a presença das turmas 30 e 49 do 10º ano e dos docentes que as acompanharam a esta palestra. As mesmas agradecem também a disponibilidade da Professora Ana Paula Trindade em partilhar as suas experiências e o seu conhecimento.