“A Física dos Wormholes: Viagens no Tempo e Paradoxos”

Dando cumprimento à iniciativa Ciência e Cientistas onLine que o grupo de Física e Química da nossa escola está a desenvolver, o grupo de Física do 12º ano promoveu uma conferência com o investigador João Luis Figueiredo Rosa do Centro Multidisciplinar de Astrofísica de Instituto Superior Técnico subordinada ao tema “A Física dos Wormholes: Viagens no Tempo e Paradoxos”. A iniciativa teve lugar no dia 14 de novembro com a participação dos docentes Elisabete Chaves e Carlos Pontes e com os alunos das turmas 2 e 3 do 12º Ano.

Desta forma, tiveram os alunos oportunidade de contatar com uma vertente da atual realidade da investigação na área da astrofísica, particularmente no que ao estudo dos Wormholes diz respeito e, cuja potencialidade se prevê ser util apenas nas próximas décadas. Desta forma, foi possível fazer o paralelismo com os trabalhos desenvolvidos por Albert Einstein, concretamente com a teoria da relatividade restrita e a sua aplicação dezenas de anos depois.

Na medida em que estes alunos estão brevemente confrontados com as suas opções quanto às respetivas carreiras académicas no ensino superior, contamos ter contribuído, não apenas, para a abertura do leque das suas escolhas, mas também para a motivação do estudo da ciência e em particular da Física.