XXXIII Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela
Março 17 - Março 21

De 17 a 21 de março, o Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela volta a trazer ao palco o melhor do teatro escolar da Região,
A 33ª Edição do Festival Regional de Teatro escolar Carlos Varela traz, ao longo de 5 dias, grupos de teatro de várias escolas da Região Autónoma da Madeira que transformam o palco da Escola Secundária Jaime Moniz num espaço de partilha e vivências.
O Festival contará com a apresentação de 10 peças teatrais, sendo cinco em competição e as restantes a cargo de grupos convidados. Entre estes, destacam-se a Associação Wamãe, com “A mais velha delas todas”; Inquiets Teatro e o Curso Básico de Teatro do Conservatório (CEPAM + EB23 Louros), que trazem “No Louco Ecrã” de Pedro Araújo; a Associação Cultural OITO – Oficina de Ideias das Terras do Oeste, responsável por “E se fosse contigo?”; o Grupo de Teatro Santa Luzia, com “O ano de Samuel”; o Grupo de Teatro Infantil do Campanário, que apresenta “O Príncipe Nabo”; e o Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode, com “Quando algumas pessoas têm a mesma desgraça, juntam-se”.”
Os trabalhos das escolas concorrentes são apresentados a partir de quarta-feira. Faz estreia, no dia 19 de março, às 15h00, o grupo Voo à Fantasia, da EBS Padre Manuel Álvares, que traz a peça ““Floresta de Enganos e outras cenas” de Lília Pereira.
No dia 20 de março, às 10h15, a Oficina de Teatro Corpus, da Escola Secundária Francisco Franco apresenta a peça “Um não sei quê” ; ainda no mesmo dia, teremos O Grupo de Teatro Amarelo da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, às 12h00, com a peça “As barbas de Sua Senhoria” de Teresa Rita Lopes” e às 15 horas a Peça “Viriato”, com a adaptação de José Carlos Godinho, é apresentada pelo Grupo de Teatro O Comboio da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva.
Na sexta-feira, O Moniz – Carlos Varela, da Escola Secundária de Jaime Moniz, encerra o concurso com a apresentação da peça, “O Grande Fogo” de Matilde Campilho.
No festival são atribuídos os prémios de Melhor ator, Melhor atriz, Melhor sonoplastia, Melhor encenação, Melhor texto, Melhor Realização Plástica e Prémio Carlos Varela. São ainda atribuídas menções honrosas e louvores, de acordo com os trabalhos e temáticas apresentadas.
O painel de jurados é constituído por Ana Amaro, Assessora de Relações Públicas e Marketing, da Câmara Municipal do Funchal; Sandra Nóbrega, Diretora do Teatro Municipal Baltazar Dias; Diogo Correia Pinto, Diretor do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode; Maria José Costa, da Associação Contigo Teatro; Xavier Miguel, do Teatro Bolo do Caco.
Este projeto, criado pelo professor Carlos Varela, conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e do Teatro Municipal Baltazar Dias que permite ao grupo vencedor apresentar o seu trabalho neste espaço icónico da Região, no dia cinco de abril.
Consulte o Programa do Festival.
Este ano, o Festival contará com a presença de cerca de cem alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, e vinte coordenadores de clubes de teatro de várias escolas da Região.
O espetáculo vencedor do Prémio Carlos Varela apresentará o seu trabalho no Teatro Municipal Baltazar Dias, no dia 5 de abril.
Durante esta semana, os alunos são, ainda, convidados a participar em debates e workshops para aprofundar áreas afins às artes do espetáculo.