“Liceu” faz homenagem ao mérito dos alunos

A Escola Secundária Jaime Moniz voltou hoje a distinguir o mérito dos seus alunos que se destacaram, no ano letivo anterior, com médias iguais ou superiores a 18 valores, numa sessão interna presidida pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.
Foram vividos, nesta sessão, momentos de comoção por parte dos jovens e familiares, assim como da comunidade educativa, com palavras muito fortes e sentidas de encorajamento ao futuro promissor dos discentes, por parte de todos os intervenientes.
No passado 13 de janeiro, o “Liceu” assinalou o Dia da Escola e distinguiu alguns alunos pela excelência dos resultados obtidos. No entanto, por razões de segurança e limitações de espaço, a instituição agendou uma segunda cerimónia para hoje, de modo a distribuir diplomas de mérito a cerca de meia centena de alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade.
Ao longo desta celebração, palavras como mérito, foco, trabalho, empenho, esforço e empatia foram muito reforçadas nos discursos do Secretário Regional, Jorge Carvalho, e da Presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas. Afinal, os resultados obtidos evidenciam o mérito académico, que é também fruto da orientação permanente dos pais e dos professores, numa caminhada concertada para o sucesso educativo.
Este ano, como aspeto inovador, foi atribuído o diploma de mérito ao melhor aluno do Liceu, Vítor Rodrigues, que se distinguiu pelo seu mérito académico mas também pela sua participação em inúmeras atividades extracurriculares, revelando uma versatilidade singular. Por isso, foi premiado com um portátil pela empresa INSC, através do eng.º Filipe Correia. O aluno usou da palavra para salientar a importância das notas mas frisou que não há que ter obsessões neste domínio, sendo fundamental a abertura do olhar a outros interesses que formam o cidadão. Na mesma esteira, Margarida Lima, que obteve a melhor média académica no 12.º ano e que frequenta hoje o primeiro ano do curso de medicina, agradeceu todo o apoio da escola, que considera uma segunda casa, enaltecendo o papel decisivo dos seus professores e da mãe neste percurso de sucesso.
A presidente do conselho executivo da ESJM aplaudiu o mérito dos alunos que projetam também a escola, lembrando a missão central de um espaço onde, efetivamente, é imprescindível “o trabalho, o esforço e a dedicação”. Num mundo incerto como é o contemporâneo, a escola abre um leque diversificado de oportunidades aos discentes para terem ferramentas de modo a enfrentar os desafios. Ana Isabel Freitas também defendeu a necessidade de haver uma certa plasticidade na educação, apelando a que se use a maravilha da tecnologia como competência ao serviço da educação e do desenvolvimento.
Outra tónica a realçar no discurso de Ana Isabel Freitas prende-se com a importância de todos procurarem ser “boas pessoas”, ter a preocupação de olhar para os outros como pessoas, criando laços de empatia.
O Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia reconheceu publicamente o mérito dos alunos, desafiando-os a aproveitar todas as oportunidades. Neste sentido, há que tirar partido de todas as ferramentas no percurso escolar e formativo para serem bons profissionais e cidadãos, por forma construir uma sociedade mais competente mas também mais solidária, defendeu Jorge Carvalho.
A sessão foi encerrada ao som dos aplausos aos jovens promissores e famílias, tendo depois havido uma salutar confraternização através de um lanche oferecido pela escola.