“Liceu” acolhe 600 novos alunos com o entusiasmo da poesia de Paulo Freire

O Conselho Executivo promoveu hoje uma sessão de boas-vindas aos novos alunos que ingressam no 10.º ano de escolaridade. São um total de 600 discentes que chegam, com sonhos e expetativas, a uma escola de referência e com um projeto pedagógico de qualidade. Tranquilos mas curiosos, inibidos mas ávidos de conhecimento e atentos a uma floresta de oportunidades educativas que, a seu tempo, irão agarrar, cada um com o seu projeto de vida. Assim são os novos alunos que agora iniciam um novo e decisivo ciclo de estudos, como inúmeras gerações que têm marcado a história centenária do “Liceu”.

A sessão de acolhimento foi recheada de mensagens de otimismo e de entusiasmo por parte da Presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, que aproveitou para traçar o ideário de valores da instituição, o seu Projeto Educativo e os diversos projetos extracurriculares que poderão alargar os horizontes do aluno na chamada educação informal. Num clima intimista e de empatia, houve ainda espaço para um momento marcante de poesia, com a presidente a recitar as palavras do histórico Paulo Freire sobre a missão da escola, justamente para lembrar que os alunos estão perante uma casa que cultiva a cultura do trabalho mas também do encontro, da partilha e da felicidade.

Os diretores de turma do 10.º ano, dos vários cursos, acompanharam os alunos até à sala de aula para a apresentação individual e fizeram uma visita guiada a todas as instalações, familiarizando-os com um universo diferente que será o seu segundo lar.

Ana Isabel Freitas explicou, nas palavras de acolhimento dirigidas aos discentes e alguns pais, que a ESJM está comprometida com os valores da Democracia, pretendendo potenciar as capacidades de todos, quer seja na prossecução de estudos quer seja no mercado de trabalho.

Os Valores são também um pilar do “ADN” do “Liceu”, como referiu a responsável pelo Conselho Executivo: “Queremos desenvolver nos alunos os valores do respeito, da proatividade, da excelência e exigência e da cidadania e participação para enfrentarem os desafios atuais da sociedade”. Somos uma escola de referência e de prestígio assente em práticas educativas de qualidade, procurando dotar os seus alunos com competências cognitivas, pessoais e sociais que lhes permitam lidar com um futuro marcado pela imprevisibilidade”.

A 12 de setembro, já esta quinta feira, o despertador fará os alunos acordar para o novo mundo do ensino secundário no “Liceu”. Começam as aulas! É tempo de dar a cara a um novo desafio, gerir situações díspares e ganhar as oportunidades de um comboio que pode levar cada aluno muito longe.

Reproduzimos ainda o poema de Paulo Freire, citado por Ana Isabel Freitas.

Escola é

… o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros, Programas, horários, conceitos…

Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente, O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,

Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico…

Numa escola assim vai ser fácil!

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)