“Deputadas” do Liceu participam na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

Nos dias 27 e 28 de maio, decorreu, na Assembleia da República, a sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário.

Ao longo de dois dias, alunos de várias escolas secundárias do país desempenharam o papel de deputados, naquela que é a Casa da Democracia portuguesa. No ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de abril, o tema em debate foi “Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. Durante a tarde do primeiro dia, os alunos/deputados foram divididos em Comissões, tendo debatido os Projetos de Recomendação dos respetivos círculos eleitorais. Na manhã do segundo dia, todo ele passado na sala do Plenário, os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões a deputados de diferentes partidos, tendo, também, iniciado o debate da Recomendação Final à Assembleia da República. Durante a tarde, e após concluído o debate da Recomendação Final, procedeu-se à respetiva votação final.

Estes dois dias foram o culminar de vários meses de trabalho, tendo os alunos que participaram neste projeto tido a oportunidade de ficarem a conhecer melhor a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. Além disso, os jovens puderam reconhecer a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.