Almoço Escolar com Eco-ementa Mediterrânica para promover Chícharo

Nesta quarta feira, na cantina da Escola Secundária Jaime Moniz, foi reproduzida a Eco-Ementa Mediterrânica, proposta pelas alunas do Curso Técnico de Gestão do Ambiente (Bruna, Diana e Tatiana), ementa esta que foi selecionada para participar na Prova Final Nacional do desafio Eco-Cozinheiros.

A Eco-Ementa Mediterrânica é composta por uma sopa de espinafres, caril de chícharo com legumes e mousse de abacate com lima. Aliás, foi esta a proposta de Eco-Ementa Mediterrânica apresentada e confecionada por um grupo de alunas do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, que representou a Região, na Prova Final de Eco-Cozinheiros, promovida pelo Programa Eco-Escolas, no passado dia 18 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O almoço contou com a presença de 44 membros da comunidade educativa e de três convidados especiais, Nádia Brazão, que foi responsável pela avaliação nutricional da ementa, Darwin Freitas, presidente da Casa do Povo da Quinta Grande, que disponibilizou o chícharo para a confeção do prato principal, e Diva Freitas, que deu todas as orientações relacionadas com a preparação e confeção do chícharo.

Um dos objetivos do desafio Eco-Ementas Mediterrânicas é que as ementas sejam exequíveis de confecionar em cantinas escolares. Neste sentido, o conselho executivo efetuou todas as diligências para possibilitar a concretização do referido objetivo.

Foi um momento de salutar confraternização que possibilitou o degustar de uma ementa saudável, numa instituição escolar que cultiva as boas práticas gastronómicas. Esta iniciativa foi dinamizada pelos docentes da componente técnica do curso Técnico de Gestão de Ambiente, Nivalda Pereira, Conceição Campanário e António Freitas.