Festival do Mar na Barreirinha com sunset de homenagem aos oceanos

Na passada sexta-feira, dia 12 de abril, o Complexo Balnear da Barreirinha, encheu-se de grande multidão, alegria e magia. Foram centenas de alunos, professores, encarregados de educação e muitos convidados, para além dos clientes habituais desta praia, que vivenciaram momentos únicos, todos eles dedicados ao Mar, mais precisamente à proteção dos oceanos, no âmbito do Festival do Mar.

A Escola Secundária Jaime Moniz, através do projeto Escola Azul, organizou nesta praia, um grande evento, II Festival do Mar 2024, com um programa recheado de glamour e beleza, nomeadamente um desfile de Moda| Recriação,  onde os figurinos desfilaram com roupas recriadas por duas alunas, desta escola, Mikaela Rodrigues e Ema Freitas do 11°21. Uma ideia de negócio que surge do âmbito do projeto RS4E (Startup Madeira). Aos 16 e 17 anos de idade estas duas alunas, pela primeira vez  desenharam e criaram algumas roupas e surpreenderam todos quanto ali estavam. Os modelos Mónica Almeida do 11º21, Jennifer Rodrigues e Toni Freitas, ambos do 11º20, marcaram grande presença na passerelle onde a sensualidade da transparência se articulava com a sustentabilidade, com o tema “ O Sonho Marinho”.

A este evento, juntaram-se a estilista madeirense Valentina Santos, com o tema dedicado ao “Mar”, e demais participantes, com um desfile recheado de criatividade.

Por fim, a criadora Rita Pessanha apresentou um trabalho que teve por tema “Enigma – A Mitologia dos Oceanos”, mostrando o quanto os oceanos desempenham um papel vital na biodiversidade. Esta coleção foi criada exclusivamente para este dia, com os bivalves (conchas, búzios) e corais marinhos  incorporados em peças singulares de adorno dos modelos: Ema Freitas (11º21), Mikaela Rodrigues (11º21), Artur Abreu (12º30) e Pedro Silva do (12º CEF62), que simbolizavam os Deuses do Mar, clamando  proteção dos oceanos,  uma questão crucial para a saúde do nosso planeta.  Deslocando-se sobre a passerelle, num ambiente de grande alegria, exprimiram a grandiosa responsabilidade de preservar a natureza que nos rodeia.

Após estes magníficos momentos, todos os participantes foram convidados para um aprazível e saboroso cocktail sem álcool, preparado pela Formadora Cristina Pimenta, Campeão Mundial de Decoração de Cocktail na modalidade de Long Drink em Varsóvia – Polónia,(2011), com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira.