Duas antigas alunas do “Liceu” com distinção nacional

Duas antigas alunas da Escola Secundária Jaime Moniz estão, neste momento, a ter honras de destaque pela sua excelência académica. Clara Vasconcelos e Ana Isabel Ferreira, ambas a frequentar os seus estudos no Ensino Superior, obtiveram, respetivamente, distinções nacionais de relevo, tal como tem sido noticiado pelo Diário de Notícias do Funchal.

Clara Vasconcelos foi aluna da Escola Secundária Jaime Moniz do Curso Científico-Humanístico, com um percurso escolar de excelência (média de 19,4 valores). Neste momento, frequenta a licenciatura de Engenharia Biomédica, do Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lisboa, e foi o único nome madeirense, entre os cem estudantes distinguidos com Bolsas Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian, a ganhar este galardão. O valor mínimo a atribuir desta bolsa é de 2.500 euros, incluindo apoios para o pagamento de propinas, incentivo à investigação e atividades de enriquecimento de talento.

Também merece relevo Ana Isabel Ferreira, com 18 anos de idade, outra jovem em foco, já que é a única estudante madeirense do rol de dez candidatos distinguidos com a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA-Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Esta aluna está a frequentar o ciclo Básico do curso de Medicina, na Universidade da Madeira e foi também uma aluna que se distinguiu no seu percurso académico nos três anos do ensino secundário na Escola Secundária Jaime Moniz.

Além dos estudos, ambas as estudantes têm uma relação muito próxima com o desporto, uma vez que Clara Vasconcelos é uma talentosa Karateca, enquanto Ana Isabel foi atleta de ginástica rítmica no Marítimo.

Ambas as jovens servem de inspiração a outros estudantes também da Escola Secundária Jaime Moniz, uma vez que o seu esforço, resiliência e criatividade têm sido uma porta para o sucesso académico e, futuramente, profissional.