Núcleo Museológico “O Lyceu” Peças com história

As pinturas da cantina

Abril: pintura mural da cantina da ESJM
Datação: 1943
Fotografia: Carlos Rodrigues
Pesquisa e texto: Lília Castanha e Céu Camacho

O Dia Mundial da Arte celebra-se no dia 15 de abril. Nas paredes da cantina da ESJM podemos contemplar uma pintura mural com temática típica regional. São cerca de 30 figuras, desde o borracheiro ao pesquito, à bordadeira ou às frutas e flores. O autor foi o pintor alemão Max Römer, que chegou à Madeira em 1922 e aqui permaneceu até à sua morte em 1960.
Estas pinturas, datadas de 1943, tais como outras noutros edifícios públicos, foram encomendadas pelo Estado Novo com o objetivo de valorizar as tradições e os costumes populares. O povo é representado a trabalhar, mas também em alguns momentos de descontração.
Na imagem vemos a parte do friso que ilustra um dos meios de transporte utilizados na Madeira durante o século XIX e a primeira metade do século XX, a rede. Surgiu, na nossa ilha, devido às caraterísticas orográficas do terreno. Era transportada por dois homens, que levavam na mão um cajado de madeira, o chamado “bordão”, que servia de apoio à caminhada. Os utilizadores eram, normalmente, pessoas abastadas, turistas, médicos e doentes.
Max Römer exercia a sua arte de diversas maneiras. Tanto pintava postais de Natal para empresas, como ilustrava os menus do restaurante do Reid’s Hotel. As encomendas eram locais e internacionais. Nos anos 50, a Delegação de Turismo encomendou uma coleção de postais para a promoção da ilha. Max Römer mantinha também um atelier e dava aulas particulares. O pintor tirava o sustento da família da sua atividade, numa ilha de poucos recursos.