Núcleo Museológico “O Lyceu” – Peças com história

As Récitas do “Liceu”
Março: fotografia de récita escolar
Datação: 1944
Proveniência: Perestrellos Photographos, Atelier Vicente’s
Fotografia: reprodução de Lília Castanha
Pesquisa e texto: Lília Castanha
A peça com história deste mês celebra o Dia Mundial do Teatro, assinalado a 27 de março. É uma fotografia de fevereiro de 1944, com alunos, professores e o reitor a posar na parte exterior do Teatro Baltazar Dias, aquando da representação da récita do Liceu.
Nesse ano letivo, a peça escolhida foi A Leiteira de Entre Arroios, uma opereta inspirada no conto As Apreensões de uma Mãe, de Júlio Dinis. Após a peça, houve um ato de variedades, intitulado Ciência Alegre, com canções e bailados.
A coordenação do espetáculo esteve a cargo do vice-reitor Lúcio de Miranda e contou com uma orquestra dirigida pelo professor de Canto Coral, o Capitão Gustavo Coelho.
A récita movimentou dezenas de alunos e vários professores, que trataram da parte musical, do guarda-roupa, da decoração, da montagem da cena e da área financeira. O cenário foi ilustrado pelo pintor alemão Max Römer.
O vice-reitor interpretou um dos principais papéis da opereta, o do médico, já que teve de substituir o aluno que ficou impossibilitado de participar. Por sua vez, o professor André Cymbron cantou a Serena Veneziana.
A récita teve a sua estreia a 12 de fevereiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias, e foi repetida nos dois sábados seguintes. Os três espetáculos tiveram lotação esgotada.
As receitas, angariadas com a venda dos bilhetes, tinham como finalidade promover atividades extracurriculares e ajudar os alunos com maior carência económica.