Palestra sobre o impacto das tecnologias e a perturbação de ansiedade
No passado dia 28 de maio, pelas 15h00, no Auditório Dr. Jorge Moreira, cerca de 100 alunos da Escola Secundária Jaime Moniz, assistiram a uma palestra sobre “O impacto das tecnologias nas perturbações de ansiedade”, proferidas pelas psicólogas Raquel Gouveia, Maria Sampaio e Frederica Teixeira, profissionais do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça (Funchal).
A evolução da tecnologia, assim como o fácil acesso à mesma e tudo o que ela proporciona (de bem e mal), foi muito rápida e em alguns casos precipitada.
Segundo Célia Costa, docente da ESJM, houve pouco tempo para aprender a utilizá-la com conta, peso e medida (ou seja, de forma equilibrada/ponderada) e os jovens/adolescente são os principais afetados com esta situação. Hoje chegam ao ponto de acordar a meio da noite para “um ataque num jogo de guerra, ou para dar atenção nos jogos de cultivo das quintas” – que obrigam a uma presença constante, mas também para fazer compras na internet ou simplesmente conversar com colegas da turma… e tudo isto é muito comum nos adolescentes, ou no início da idade adulta, faixas etárias onde emerge já alguma sintomatologia de depressão e ansiedade, pois usam muito o computador, a internet, os jogos e não desenvolveram outros interesses.
Foram temas como estes que as profissionais de saúde mental acima citadas abordaram na palestra que se realizou na ESJM, uma atividade organizada pela docente de Filosofia, Célia Costa, com a colaboração do grupo disciplinar de Filosofia e Psicologia da escola.