Mês de novembro
O mês de novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono dos dez meses que compunham o antigo calendário romano.
Depois, na reforma operada por Numa Pompílio, com o acréscimo dos meses de janeiro e fevereiro, passou a ser o 11.º mês, conservando, no entanto, até hoje o nome inicial.
O Imperador Júlio Cesar faz a reforma do calendário romano, substituindo-o pelo calendário Juliano. Os meses de janeiro e fevereiro, acrescentados posteriormente, são fixados como primeiro e segundo meses do ano, respetivamente.Na antiga civilização romana, o mês de novembro era o menos festivo, pois era ocupado a arar a terra e semear, não havendo tempo para
descanso. Só muito mais tarde aparecem as festas Neptunas em honra de Neptuno, deus do mar, onde se realizavam jogos plebeus durante três dias. Novembro era representado pela figura de um homem coberto por um manto matizado de verde e preto, coroado de perpétuas e
empunhando um molho de nabos e cenouras. Novembro é o mês consagrado aos magustos. Festa geralmente associada ao dia de São Martinho, em que, tradicionalmente, as famílias se reúnem ao ar livre, assam e comem castanhas e bebem vinho ou água-pé.
Novembro é conhecido por se o MÊS AZUL, dedicado à consciencialização para a saúde do Homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Próstata.
PROVÉRBIOS
- Outubro lavrar, novembro semear, dezembro nascer.
- Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.
- Dos Santos ao Natal, Inverno natural.
- Cava fundo em novembro para plantares em Janeiro.
- Se em novembro ouvires o trovão, o ano que vem será bom.
- Novembro à porta geada na horta.
EFÉMERIDES
- Dia 1.º de novembro é o dia de Todos os Santos, um feriado cristão.
- 2 de novembro, para a Igreja Católica, é o Dia dos Fiéis Defuntos, conhecido popularmente por Dia de Finados.
- Dia 11 de novembro celebra-se a festa de SãoMartinho.