Liceu promove o Chícharo através de parceria com a Casa do Povo da Quinta Grande

Um grupo de alunas do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6, da Escola Secundária Jaime Moniz encontra-se a estudar a temática “Combate ao Desperdício Alimentar” para apresentar na Prova de Avaliação Final (PAF) do curso, em maio deste ano.

Neste âmbito, delinearam um conjunto de atividades e ações práticas que integram o plano de ação, que corresponde à componente prática da PAF. Entre as atividades promovidas, encontram-se os desafios propostos pelo Programa Eco-Escolas, no conteúdo Alimentação Saudável e Sustentável, nomeadamente “Eco-Ementas Mediterrânicas” e “Receitas Sustentáveis têm Tradição”.

O desafio “Eco-Ementas Mediterrânicas” visa dar a conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A ideia de criar um prato com chícharo (caril de legumes com chícharo), para incluir na sua eco-ementa, surgiu do conhecimento do trabalho de divulgação e promoção desta leguminosa que é feita pela Casa do Povo da Quinta Grande, que promove anualmente, no mês de julho, a Mostra Regional do Chícharo, um certame dinamizado com o objetivo de valorizar o património gastronómico regional.

O desafio “Receitas Sustentáveis têm Tradição” tem como objetivo demonstrar que a tradição da gastronomia portuguesa e a sustentabilidade caminham de mãos dadas. As nossas receitas ancestrais portuguesas, com fortes raízes mediterrânicas, são ricas em ingredientes locais, são frugais, juntam a família à mesa e são das mais sustentáveis. A sopa de chícharo enquadra-se perfeitamente neste contexto e, por isso, foi a escolha feita pelo grupo de trabalho.

Foi estabelecido o contacto com Darwin Freitas, presidente da Direção da Casa do Povo da Quinta Grande, que prontamente se disponibilizou em colaborar, tendo facultado o chícharo para a confeção do prato principal da ementa, do desafio Eco Ementas Mediterrânicas. Tratou de toda a logística associada à demonstração da confeção da sopa de chícharo, seguida da degustação, destinada a todos os alunos da turma e respetivos professores, que decorreu no dia 22 de fevereiro na sede da sua Casa do Povo. Para a maioria dos participantes foi a primeira vez que provou o chícharo e foi uma excelente experiência.