A Escola Secundária Jaime Moniz, herdeira de um notável legado educacional e cultural, que remonta ao ano de 1837, ano da instalação do Liceu Central do Funchal, afirma-se, hoje, no panorama educativo da Região Autónoma da Madeira, como uma Escola de prestígio e de qualidade.

Possui um quadro estável de docentes de elevada qualidade, composto por professores doutorados, mestres e licenciados.

O nosso lema “Tradição e inovação”, significa que não renegamos o nosso passado, porque constitui um dos pilares da nossa identidade, mas estamos abertos à mudança, numa atitude dinâmica, de inconformismo, de inovação, apostando nas novas tecnologias, numa nova concepção de Escola, virada para a vida, para a cidadania, para a democracia, para a competência, para a exigência, para a qualidade e para a excelência.

Temos instalações escolares devidamente apetrechadas com as novas tecnologias e instalações desportivas de grande qualidade: um campo de futebol com relvado sintético, um pavilhão gimnodesportivo, uma piscina coberta, um polidesportivo, um ginásio e novos espaços para a prática da esgrima.

Somos uma Escola vocacionada para o acesso ao ensino superior, com a maior percentagem de alunos que ingressam nas áreas da Saúde (Medicina) e nas áreas do Direito e da Economia. No entanto, apostamos, também, nos cursos profissionais.

Conscientes de que a educação não passa, apenas, pela qualidade das aprendizagens, mas, também, pela formação para a cidadania, a nossa Escola oferece um conjunto de atividades de enriquecimento e de complemento curricular que contemplam diversas iniciativas, projetos e clubes.